A Disco Music

 

 

  A música disco (também conhecida em inglês disco music ou, em francês, discothèque) é um gênero da Dance music, cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Teve suas raízes nos clubes de dança, voltados para negroslatino-americanos, e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970. Mulheres abraçaram bem o estilo, sendo consideradas até “divas”, e vários grupos também foram formados na época. O estilo Disco, é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados "discotecas" e posteriormente apenas clubes ou Clubs !

  As principais influências musicais incluem o funk, a música latina, psicodélica e a soul musicArranjos de música clássica como acompanhamento são frequentes no estilo.... A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete [característica praticada na voz masculina. Este é o modo não natural da pessoa conseguir produzir sons mais agudos do que de costume, ou seja, de forma técnica o falsete é a vibração das cordas vocais em frequências mais altas].( Na maioria das faixas da Disco Music, cordasmetaispianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante, marcando uma Época Definitivamente Marcante até os dias de hoje !

Definição

Os Clubs

 

 

 

 

   O Paradise Garage era um clube semi-underground focado exclusivamente em música e dança. Ao contrário de muitos outros clubes da época, era apenas uma associação - não aberta ao público em geral. Além disso, não discriminou entre seus membros com base em raça, classe ou identidade sexual.

  O único proprietário Michael Brody, com apoio financeiro do ex-namorado Mel Cheren, abriu o clube em 1976 como a 84 King Street Garage, com uma série de festas de “construção”, enquanto as reformas continuavam por um ano. DJ Larry Levan trabalhou com Richard Long, da Richard Long & Associates, para desenvolver, projetar e montar o sistema de som premiado que foi considerado o melhor em Nova York. Foi inaugurado oficialmente como o Paradise Garage em 28 de janeiro de 1978. Aberto apenas nos finais de semana, os clientes entravam no clube através de uma porta de entrada do primeiro andar e subiam uma longa rampa para o segundo andar. O espaço de 10.000 metros quadrados foi dividido em uma pista de dança de 5.000 metros quadrados, que pode acomodar 2.000 pessoas, e uma sala de 2.000 metros quadrados. O clube não servia bebidas alcoólicas - ou alimentos - permitindo que ficasse aberto depois do horário do bar, muitas vezes até o meio dia da manhã seguinte. Levan escolheu discos que sustentavam maratonas de dança durante toda a noite e mudavam o som da dance music. As músicas que ele tocou logo apareceram no rádio e foram apresentadas na Vinylmania Records de Nova York. Sua influência musical se espalhou para clubes de dança nos Estados Unidos e na Europa e é reconhecida como um precursor da house music. Em abril de 1982,  O impacto da epidemia de AIDS e mudanças na música,  afetou a garagem do Paraíso.      Em 26 de setembro de 1987, o clube fechou dois meses antes da morte de Brody. Hoje, a "Garagem do Paraíso" é lembrada com reverência como um lugar único de encontro social e influência musical.

   Manhattan, Abril de 1977, era dada a largada a uma era lendária que marcaria para sempre o conceito de diversão em Nova Iorque – e no mundo. A Disco Music dava os primeiros passos rumo ao sucesso, após uma época dominada pelo rock. Foi quando Steve Rubell e Ian Schrager criaram o que se tornaria a discoteca mais disputada dos EUA e do mundo, o Studio 54.

  Graças ao prestigio de Steve, o lugar ganhou fama e logo a entrada estava cheia de personalidades como Andy Warhol, Mick Jagger, Debbie Harry, Donna Summer, Michael Jackson, John Travolta, Jackie O. e Tina Turner. O próprio dono autorizava quem entrava e quem não, afinal a casa era sempre cheia.

  O objetivo? Sexo, drogas e muita disco music. A turma célebre das festas trazia para o Studio 54 uma mídia mundial, despertando interesse em figurões de toda a América, Europa e até aqui do Brasil como o jogador Pelé. Todo mundo queria participar das festas nada comportadas. Em 1981 houve o fechamento parcial do Studio, e em 1986 encerrou definitivamente suas noitadas.

O Studio 54 entrou para a história como maior ícone da era da discoteca e influenciou a abertura de disco clubs em todo o mundo. Com tanto agito e glamour, a moda não ficava de fora dos holofotes e as mulheres desfilavam looks de arrasar e estão super em alta nos dias de hoje! Saiba um pouco neste universo....

   Muita estrela reunida em uma só imagem. David Bowie, Michael Jackson, Steven Tyler, Madonna, Andy Wharol, Salvador Dali, Village People, Tina Turner, Brooke Shields, e até o estilista Calvin Klein, são alguns dos grandes astros que pisaram no Studio 54. Parece mesmo que foi uma época e tanto!

A House Music

   A House Music é um estilo musical surgido em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 1980. Há muitos mitos sobre como ocorreu o nascimento da House Music, mas de fato nenhum deles apresenta fontes e nem ao menos se sabe quais foram os produtores que trabalharam com maior afinco no desenvolvimento da Cultura house music. Muitos dizem que a house music é uma vertente da disco music e da electro pop dos anos 1970, pois foram estilos de música quase que contemporâneos. O DJ Frankie Knuckles é aclamado por todos como o "pai" da House Music, ele que foi um dos pioneiros, ou quem sabe até o "MENTOR" deste gênero, juntamente com outros nomes como O DJ Tony Humphries . Atualmente existem muitas sub-vertentes da house, tais como: funky-house, jackin house, deep house, tech-housedisco-houseacid house, o elegante soulful house, entre muitos outros !!!

   

    O elemento comum de quase toda a house music é uma batida 4/4 gerada numa bateria eletrônica, completada com uma sólida (muitas vezes também gerada eletronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de "samplers", ou pequenas porções de voz ou de instrumentos de outras músicas. Representa, de certa forma, também uma evolução da disco music dos anos 1970 !!!

                 © 2018 GROOVY MUSIC MANAGEMENT®

                  * TODOS OS DIREITOS RESERVADOS *

  • Facebook ícone social
  • Google Play ícone social
  • Ícone branco Apple Music
  • Spotify ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • RSS ícone social
  • Deezer ícone social
sentimento

Descreva sua imagem.